domingo, 27 de outubro de 2013

Sofrimento do justo



LIVRO REFERÊNCIA TEXTO
2Tm 03,10-12 Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição
At 04,17-21 Julgai-o vós mesmos, se é justo diante de Deus obedecermos a vós mais que a Deus
Dt 08,01s.5 para conhecer os sentimentos de teu coração e saber se observa ou não seus mandamentos
Hb 11,32-40 Andaram errantes, vestidos de pele de ovelha e de cabra, necessitado de tudo, perseguidos e maltratados, homens de que o mundo não era digno!
Sl 073,01-20 porque me indignava contra os ímpios, vendo o bem estar dos maus: não existe sofrimento para eles
Hb 12,01-14 Estais sendo provados para vossa correção: é Deus que vos trata como filhos
Is 53, Mas aprouve ao Senhor esmagá-lo pelo sofrimento
Jo 16,20-23 E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria
09,24 A terra está sempre entregue nas mãos dos maus e ele cobre com um véu os olhos de seus juízes
Sl 010,02.14-18 Enquanto o ímpio se enche de orgulho, é vexado o infeliz com a tribulação que ele tramou.
2Mc 06,18-31 Não é próprio da nossa idade, usar de tal fingimento...isso seria para a minha velhice a desonra e a vergonha
Jt 08,21-27 Que eles se lembrem de como nosso pai Abraão foi provado e de como passou por múltiplas tribulações para se tornar o amigo de Deus
Rm 08,16-18.28 Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não tem proporçào alguma com a glória futura
Sl 066,09-12 Deixastes-nos cair no laço. Carga pesada pusestes em nossas costas,...mas, por fim nos destes alívio.
1Cor 04,09-13 ao que nos parece, Deus nos tem posto a nós, apóstolos, na última classe dos homens
1Cor 09,24-27 Todos os atletas se impõe a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptivel
1Cr 21,14-17 E Davi disse: Não fui eu que mandei fazer o censo? Fui eu que pequei ...Mas essas ovelhas, que fizeram elas?
1Mc 02,01-14 sofrimento de Matatias e seus filhos, vendo as abominações praticadas em Judá
1Pd 01,06s apesar das aflições passageiras ... para que a prova a que é submetida a vossa fé redunde para vosso louvor, honra e glória
1Pd 02,11s Assim naquilo que vos caluniarem como malfeitores, chegarão considerando vossas boas obras, a glorificar a Deus
1Pd 02,18-21 Com efeito, é coisa agradável a Deus sofrer contrariedades e padecer injustamente, por sua causa
1Pd 03,13-18 Se fordes zeloso do bem, quem vos poderá fazer mal? E até sereis felizes, se padecerdes alguma coisa por causa da justiça!
1Pd 03,17s é melhor padecer, se Deus assim o quiser, por fazer o bem do que por fazer o mal
1Pd 04,01-5 quem padeceu na carne rompeu com o pecado, a fim de que, no tempo que lhe resta para o corpo, já não viva segundo as paixões humanas
1Pd 04,12-16.19 não vos perturbeis no fogo da provação, como se fosse alguma coisa extraordinária
1Pd 05,10 depois que tiverdes padecido um pouco, (Deus) vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará.
1Rs 17 O profeta Elias no tempo do Rei Acab.
1Rs 18 Elias e o Rei Acab / a seca / Jezabel manda matar todos os profetas de Jave./ os profetas de Baal e Asserá contra Elias / a chuva
1Tm 04,09s se nos afadigamos e sofremos ultrajes é porque pusemos nossa esperança em Deus vivo
2Cor 01,03-10 para que aprendessemos a por a nossa confiança não em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos
2Cor 04,07-12 Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos.
2Cor 06,04s por uma grande constância nas tribulações, nas misérias, nas angústias, nos açoite, nos cárceres
2Cor 07,04-11 a tristeza segundo Deus produz um arrependimento salutar de que ninguém se arrepende, enquanto a tristeza do mundo produz a morte.
2Cor 12,07-10 Eis porque sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor a Cristo.
2Cr 26 Ozias rei de Judá (por 52 anos) / fez o bem aos olhos do Senhor / ficou leproso e seu filho Joatão governava e depois o sucedeu
2Cr 32 Ezequias rei de Judá / Invasão Assíria com Senaquerib
2Mc 07, A morte cruel dos 7 irmãos e sua mãe por não abandonarem a fé judaica.
2Mc 14,37-46 História de Razis "pai dos judeus" ( que tentou suicidio, depois pulou do muro por causa da perseguição)
2Pd 02,07s esse justo que habitava no meio deles sentia cada dia atormentada sua alma virtuosa, pelo que via e ouvia
2Sm 24,15-17 Vede Senhor: fui eu quem pequei; eu é que sou o culpado! Esse pequeno rebanho, porém o que fez ele?
2Ts 01,04s pela vossa constancia e fidelidade no meio de todas as perseguições e tribulações que sofreis.
At 08,01-4 Os que se haviam dispersados iam por toda parte, anunciando a palavra (de Deus)
At 09,23s Decorridos alguns dias, os judeus deliberaram, em conselho, matá-lo
At 13,49-52 Mas os judeus instigaram certas mulheres religiosas da aristocracia e os principais da cidade
At 14,01-7 1a. viagem / Paulo e Barnabé / em Icônio
At 16,16-40 prisão de Paulo e Silas, em Filipos, devido a libertação da pitonisa
Cl 01,24 Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta as tribulações de Cristo, completo na minha carne
Ecle 04,01 Eis aqui as lágrimas dos oprimidos ...Seus opressores fazem-lhes violencia e não tem ninguém para consolá-los.
Ecle 07,15 há o justo que morre permanecendo justo e o ímpio que dura apesar de sua malícia
Ecle 08,14 há justos aos quais acontece o que conviria ao proceder dos celerados e vice versa
Ecle 09,11 a corrida não é para os ágeis, nem a batalha para os bravos,...todos estão a merce das circunstancia e da sorte.
Eclo 02,01-6 sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciencia... Aceita tudo o que te acontecer
Eclo 04,19.21 Ela (sabedoria) o atormenta com sua penosa disciplina, até que, tendo-o experimentado
Eclo 06,24-32 Segue-lhes os passos e ela se dará a conhecer e quando a tiveres abraçado não a deixes
Es 09 discurso de Esdras sobre os casamentos dos judeus com mulheres estrangeiras
Est 14,14-19 oração de Ester / abomino a insígnia da dignidade que está sobre a minha cabeça nos dias que devo aparecer em público
Fl 01,12-14 os acontecimentos que me envolvem estão redundando em maior proveito do evangelho
Fl 01,29 a vós vos é dado não somente crer em Cristo, mas ainda por ele sofrer. Sustentai o mesmo combate que me tendes visto travar
Fl 02,25-30 Porque foi por causa de Cristo que esteve próximo da morte
Fl 04,10-14 Não é minha penúria que me faz falar. Aprendi a contentar-me com o que tenho....Tudo posso naquele que me conforta
Gn 45,04-8 Eu sou José vosso irmão que vendestes para o Egito
Gn 50,15-20 História de José. Vossa intenção era de fazer-me mal, mas Deus tirou daí um bem
Hb 05,07s Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediencia por meio dos sofrimentos que teve
Hb 10,32-39 Lembrai-vos dos dias de outrora, logo que fostes iluminados. Quão longas e dolorosas lutas sustentastes
Is 19,22 Quando o Senhor ferir os egípcios, será para curá-los;
Is 30,20 Quando Javé tiver dado o pão da angústia e a água da tribulação
Jn 02,03-10 oração de Jonas
Jn 04,03s porque é melhor a morte que a vida.O Senhor respondeu: Julgas que tem razão para te afligires assim?
Jo 07,01 Ele não queria deter-se na Galiléia, porque os judeus procuravam tirar-lhe a vida
Jo 11,04 Esta enfermidade não causará a morte, mas tem por finalidade a glória de Deus. Por ela será glorificado o Filho de Deus.
Jo 12,27s Presentemente, minha alma está perturbada. Mas que direi? Pai, salva-me desta hora. Mas é exatamente para isso que vim a esta hora
Jo 15,01s Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto.
Jo 15,18-21 Se me perseguiram, também vos hão de perseguir.Se guardaram a minha palavra também guardarão a vossa
Jo 16,01-4 Expulsar-vos-ão das sinagogas e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus
Jo 16,33 Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.
01,08-22 É a troco de nada que Jó teme a Deus ?
02,03-10 Persiste ainda em tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre!
05,17-19 Bem aventurado o homem a quem Deus corrige! Não desprezes a lição do Todo Poderoso (Shaddai)
07,12-21 porque não toleras o meu pecado e não apagas minha culpa ?
12,04 Os amigos escarnecem daquele que invoca Deus e zombam do justo e do inocente
16,11s Deus me entrega aos pervessos, joga-me nas mãos dos malvados
22,29s Pois Deus abaixa o altivo e o orgulhoso mas socorre aquele que abaixa os olhos. Salva o inocente, o qual é libertado pela pureza de suas mãos
30,09-15 Agora sou o assunto de suas canções, o tema de seus escárnios
35,08s Tua maldade só prejudica o homem, teu semelhante; tua justiça só diz respeito a um humano
Jr 15,15-17 E vós que tudo sabeis, lembrai-vos de mim, amparai-me. Vede é por vós que sofro ultrajes
Jr 20,07-17 queixas do profeta Jeremias, devido a incompreensão do povo
Jr 31,15-17 Cessa de gemer, enxuga tuas lágrimas! Tuas penas terão recompensa
Jr 45,01-4 sofrimento de Jeremias
Lm 03, Eu sou o homem que conheceu a dor, sob a vara do seu furor. Conduziu-me e me fez caminhar nas trevas e não na claridade.
Lm 05, Por que persistir em esquecer-nos? Por que abandonar-nos para sempre?
Mq 07,09 Suportarei a cólera do Senhor,...até que (ele) me conduza para a luz e que eu contemple a sua justiça.
Mt 03,04 João usava uma vestimenta de pêlos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins.
Mt 05,04.6.11s Bem aventurados os que choram, tem sede de justiça e perseguidos, porque serão saciados.
Mt 10,16-23 Não temais, quando forem perseguidos por causa de Jesus
Mt 11,12 Desde a época de João Batista, o Reino dos céus é arrebatado a força e são os violentos que o conquistam.
Mt 24,21s porque então a tribulação será tão grande como nunca foi vista, ... mas por causa dos escolhidos, aqueles dias serão abreviados.
Mt 27,27-31 Os soldados do governador escarneciam Jesus
Mt 27,43 Confiou em Deus, Deus o livre agora,se o ama,
Nm 11,10-15 o povo reclamou pois queria carne para comer. Onde encontrarei carne para dar a todo este povo?
Pro 03,11s Não desprezes a correção de Javé,.. porque Javé castiga aquele que ama e pune o filho a quem muito estima
Pro 17,26 Não convém chamar a atenção do justo e ferir os homens honestos por causa de sua retidão.
Pro 18,05 Não fica bem favorecer um perverso para prejudicar o direito do justo.
Pro 24,16 porque o justo cai sete vezes, mas erge-se
Pro 29,19 Não é com palavras que se corrige um escravo, porque ele compreende, mas não se atém a elas.
Sab 02,12-20 Cerquemos o justo, porque ele nos incomoda; é contrário as nossas ações; ele nos censura por violar as leis e nos acusa de contrariar nossa educação.
Sab 12,01s É por isso que castigais com brandura aqueles que caem,...a fim de que rejeitem sua malícia
Sl 003, Nada temo diante dessa multidão, que de todos os lados se dirigem contra mim.
Sl 006, Apartai-vos de mim, vós todos que praticais o mal, porque Javé atendeu as minhas lágrimas.
Sl 007, Eu, porém, glorificarei Javé por sua justiça, e salmodiarei ao nome do Altíssimo
Sl 007,07-10 Levantai-vos, Javé, na vossa cólera; erguei-vos contra o furor dos que me oprimem
Sl 009, Eu vos louvarei, Javé, de todo o coração,...Pois tomastes a vós meu direito e minha causa:
Sl 011,02s Eis que os maus entesam seu arco e ajustam a flexa, para ferir, de noite, os que tem coração reto.
Sl 013, Antes possa meu coração regozijar-se em vosso socorro! Então cantarei a Javé pelos benefícios que me concedeu.
Sl 017, livrai-me dos homens, desses cuja única felicidade está nesta vida, que tem o ventre repleto de bens, cujos filhos vivem na abundancia.
Sl 022, Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes? E permaneceis longe de minhas súplicas e de meus gemidos
Sl 037,12-15.32s O ímpio espreita o justo e procura como fazê-lo perecer
Sl 038, Javé, em vossa cólera não me repreendais, em vosso furor não me castigueis
avé, em vossa cólera não me repreendais, em vosso furor não me castigueis,
Sl 041, Quanto a mim eu vos digo: piedade para mim, Javé; sarai-me porque pequei contr vós.
Sl 043, Por que te deprimes, ó minha alma, e te inquietas dentro de mim? Espera em Deus, porque ainda hei de louvá-lo: ele é minha salvação e meu Deus
Sl 044, Levantai-vos em nosso socorro e livrai-nos pela vossa misericórdia.
Sl 054, Mas eis que Deus vem em meu auxilio, o Senhor sustenta a minha vida
Sl 055,02-9 Palpita-me no peito o coração, invade-me um pavor de morte.
Sl 056, É em Deus, cuja promessa eu proclamo, sim, é em Deus que ponho minha esperança; nada temo
Sl 057, Clamo ao Deus Altíssimo, ao Deus que me cumula de benefícios.
Sl 059, Livrai-me ó Deus, dos meus inimigos, defendei-me dos meus adversários. Livrai-me dos que praticam o mal, salvai-me dos homens sanguinários
Sl 069, pois foi por vós que eu sofri afrontas, cobrindo-se-me o rosto de confusão.
Sl 070, Socorrei-me ó Deus, sois meu protetor e libertador. Javé não tardes mais.
Sl 074, Olhai para vossa aliança, porque todos os recantos da terra são antros de violência.
Sl 077,02-13 Minha voz se eleva para Deus e clamo. Elevo minha voz a Deus para que ele me atenda. No dia da angústia procuro o Senhor
Sl 089,31-36 se violarem as minhas prescrições e não obedecerem as minhas ordens, eu punirei com vara a sua transgressão. Mas não lhe retirarei o meu favor
Sl 094,16-19 Quando em meu coração se multiplicam as angustias, vossas consolações alegram minha alma
Sl 102,01-12 meus dias se dissipam como a fumaça e como um tição consomem-se os meus ossos
Sl 105,17-22 José - Apertaram-lhe os pés entre grilhões...até que se cumpriu a profecia e o justificou a palavra de Deus
Sl 109,20-31 Mas vós Javé, tratai-me segundo a honra de vosso nome. Salvai-me em nome de vossa benigna misericórdia.
Sl 119,067.71 Foi bom para mim ser afligido a fim de aprender vossos decretos
Sl 119,081-88 Todos os vossos mandamentos são justos; sem razão me perseguem; ajudai-me
Sl 125,03 Não permanecerá estendido o cetro dos ímpios sobre o destino dos justos
Sl 129, Ah, como me perseguiram desde a minha juventude!... Mas não me puderam vencer.
Sl 137, Como poderíamos nós cantar um cântico de Javé em terra estranha?
Sl 140, Salvai-me Javé, das mãos dos ímpios; preservai-me do homem violento
Sl 142, Eu vos chamo, Javé, vós sois meu refúgio, sois meu quinhão na terra dos vivos
Tb 02 Deus permitiu que lhe acontecesse essa prova, para que sua paciência, servisse de exemplo
Tb 03,07-23 A vida e a prece de Sara
Tb 12,11-15 Mas porque eras agradável ao Senhor, foi preciso que a tentação te provasse
Tg 01,02s é uma alegria, quando passais por diversas provações sabendo que a prova da fé produz a paciencia
Tg 05,10s Vós sabeis que felicitamos os que suportam os sofrimentos de Jó

Nenhum comentário:

Postar um comentário