domingo, 27 de outubro de 2013

Fases do homem



LIVRO REFERÊNCIA TEXTO
1Cor 13,09-11 Quando eu era criança falava, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.
1Ts 04,09-12 Mas ainda vos rogamos, irmãos que vos aperfeiçoeis mais e mais. Procurai viver com serenidade
Ef 03,14-21 conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento e sejais cheios de toda a plenitude de Deus
Ef 04,07.11-16 até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo
Fl 03,12-16 Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei a perfeição
Hb 05,08 Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediencia por meio dos sofrimentos que teve
Pro 02,10-12 Quando a sabedoria penetrar em teu coração e o saber deleitar tua alma, a reflexão velará sobre ti, amparar-te-á a razão
Sab 04,16-18 e a juventude, atingindo tão depressa a perfeição, confunde a longa velhice do pecador.
Sl 032,08-10 Não queiras ser sem inteligencia como o cavalo, o muar, que só ao freio e a redea submetem seus ímpeto
Sl 073,21s Quando eu me exasperava e se me atormentava o coração, eu ignorava, não entendia, como um animal qualquer
1Cor 03,01-3 não vos pude falar como homens espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo
2Tm 03,07 sempre a aprender sem nunca chegar ao conhecimento da verdade
Eclo 06,18-37 Quanto a sabedoria é amarga para os ignorantes! O insensato não permanecerá junto a ela.
Sl 131, mantenho em calma e sossego minha alma. Tal como uma criança no seio materno
At 04,17-21 Julgai-o vós mesmos, se é justo diante de Deus obedecermos a vós mais que a Deus
Cl 03,09s se vai restaurando constantemente à imagem daquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento
Gl 01,15s me chamou pela sua graça, para revelar seu Filho em minha pessoa (ver Gl 4,19)
32,08s mas é o Esp Santo de Deus no homem e um sopro do Todo Poderoso que torna inteligente
Rm 06,19 ponde agora os vossos membros a serviço da justiça para chegar a santidade
Sl 092,06-8 Javé, estupendas são as vossas obras!... Não compreende essas coisas o insensato nem as percebe o néscio
Sl 139,06.17s Conhecimento assim maravilhoso me ultrapassa, ele é tão sublime que não posso atingi-lo.
1Cor 01,04-9 Ele há de vos confirmar até o fim, para que sejais irrepreensiveis no dia do Senhor
1Cor 08,01b-3 Porém a ciencia incha e a caridade constrói. Se alguém pensa que sabe alguma coisa, ainda não conhece nada como convém conhecer.
1Cor 09,24-27 Todos os atletas se impõe a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptivel
1Cor 14,20 Irmãos, não sejais crianças quanto ao modo de julgar. Na malícia, sim, sede crianças
1Cor 15,45-49 Mas não é o espiritual que vem primeiro e sim o animal; o espiritual vem depois
1Pd 02,01s Como crianças recém-nascidas desejai com ardor o leite espiritual, que vos fará crescer para a salvação,
1Pd 05,10 depois que tiverdes padecido um pouco, (Deus) vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará.
1Tm 01,12-16 Mas alcancei a misericórdia porque ainda não tinha recebido a fé e o fazia (pecar) por ignorancia.
1Ts 03,12s Que o Senhor vos faça crescer e avantajar na caridade mutua e para com todos os homens
2Cor 06,11-13 Não é estreito o lugar que nele (nosso coração) ocupais. Estreito, isso sim, é vosso intimo
2Cor 07,09-11 a tristeza segundo Deus produz um arrependimento salutar de que ninguém se arrepende, enquanto a tristeza do mundo produz a morte.
2Cor 10,07-15 Julgais as coisas pela aprência!...Nós outros não nos gloriaremos além da medida, mas permaneceremos dentro do campo de ação que Deus nos determinou 3
2Cor 13,11 Tendei a perfeição, animai-vos,tende um só coração, vivei em paz
2Pd 03,16-18 Mas crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo
2Tm 02,01 Tu protanto, meu filho, procura progredir na graça de Jesus Cristo
2Tm 02,20s Numa grande casa não há somente utensilios de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro
At 17,27s Tudo isso para que procurem a Deus e se esforcem para encontrá-lo como que às apalpadelas, pois na verdade ele não está longe de cada um de nós
Cl 01,09-11 frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus
Cl 01,28b instruindo-os em toda a sabedoria para tornar todo homem perfeito em "Cristo"
Ecle 04,09-12 dois homens juntos são mais felizes que um isolado
Eclo 03,22 Não procures o que é elevado demais para ti... Muitos foram enganados pelas próprias opiniões.
Eclo 27,12 O homem santo permanece na sabedoria, estável como o sol; mas o insensato é inconstante como a lua
Ef 04,22-24 Renunciai a vida passada, despojai-vos do homem velho... revesti-vos do homem novo
Fl 01,09-11 vossa caridade se enriqueça cada vez mais de compreensão e critério...possais discernir o que é mais perfeito e vos torneis puros e irrepreensiveis
Gl 04,19 Filhinhos meus, por quem me de novo sinto dores de parto, até que Cristo seja formado em vós
Hb 05,11-14 Teríamos muita coisa a dizer sobre isso e coisas bem dificeis de explicar, dada a vossa lentidão em compreender...
Hb 06,01-5 Porque aqueles que foram uma vez iluminados saboreiam o dom celestial, participaram dos dons do Espírito Santo.
Hb 12,22s Vós, ao contrário, vos aproximastes ... de Deus, juiz universal e das almas dos justos que chegaram a perfeição.
Is 01,03b O boi conhece seu possuidor,...mas Israel não conhece nada, e meu povo não tem entendimento.
Is 45,20b Nada disso compreendem aqueles que trazem seu ídolo de madeira, aqueles que oram a um deus impotente
Is 52,01-3 Desperta, desperta, põe teus adornos, Sião, veste teus trajes de gala, Jerusalém, cidade santa,...Sacode a poeira que te cobre, levanta-te, Jerusalém
Jo 02,04 Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou.
Jo 03,09s Como se pode fazer isso (nascer de novo)?
Jo 06,50-60 Muitos dos seus discípulos, ouvindo-o disseram: Isto é muito duro! Quem o pode admitir?
Jo 07,06 Disse-lhes Jesus: O meu tempo ainda não chegou, mas para vós a hora é sempre favorável.
Jo 07,15 Este homem não fez estudos. Donde lhe vem, pois este conhecimento das escrituras?
Jo 08,37 quereis matar-me porque minha palavra não penetra em vós
Jo 08,42s Porque não compreendeis minha linguagem? É porque não podeis ouvir a minha palavra.
Jo 10,22-27 Eu vô-lo digo, mas não credes... Entretanto não credes porque não sois das minhas ovelhas
Jo 12,16 Os seus discípulos a princípio não compreendiam essas coisa, mas quando Jesus foi glorificado, então se lembraram de que isto estava escrito
Jo 13,06s O que faço não compreendes agora, mas compreende-los-á em breve.
Jo 14,08s Há tanto tempo que estou convosco e não me conhecestes, Filipe!
Jo 14,12-14 aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e fará ainda maiores do quen estas
Jo 16,12 muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não a podeis suportar agora.
Jo 16,20-23 Naquele dia não me perguntareis mais coisa alguma
Jo 16,25s.29s Disse-vos essas coisas em termos figurados e obscuros. Vem a hora em que já não vos falarei por meio de comparações e parábolas
Jo 20,09 Em verdade, ainda não haviam entendido as escrituras
17,08s A pessoa reta está estupefata, o inocente se irrita com o ímpio e o justo persiste no seu caminho
33,12-20 Pois Deus fala de uma maneira e de outra e não prestas atenção. Pela dor também é instruido o homem
Lc 02,40.52 O menino ia crescendo e se fortificava / E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça
Lc 08,04-15 Parábola do semeador (Mt 13,1-23)
Lc 08,15 (terra boa) são os que ouvem a palavra com o coração reto e bom, retem-na e dão fruto
Lc 09,44s Eles, porém, não entendiam esta palavra e era obscura, de modo que não alcançaram o seu sentido
Lc 09,46-48 pois quem dentre vós for o menor, esse será grande (Mt 18,1-6)
Lc 10,21-24 porque escondestes estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos (Mt 11,25s)
Lc 18,31-34 Jesus faz o terceiro anuncio da sua paixão./ Mas eles nada disso compreendiam e estas palavras eram-lhes um enigma
Lc 19,02-4 Ele correu adiante e subiu a um sicômoro para o ver quando ele passasse por ali.
Lc 19,42-44 não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo em que foste visitada
Mt 07,29 Com efeito, ele a ensinava como quem tinha autoridade e não como os escribas
Mt 11,16-19 A quem hei de comparar esta geração? É semelhante a meninos sentados na praça...
Mt 13,04-23 parábola do semeador (Lc 8,4-15)
Mt 13,23 (terra boa) aquela que ouve a palavra e a compreende e produz frutos
Mt 13,47 O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede, que jogada no mar, recolhe peixe de toda espécie
Mt 16,05-12 Guardai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. Eles pensavam: É que não trouxemos pão...
Mt 17,10-13 Mas eu vos digo que Elias já veio, mas não o conheceram; antes, fizeram com ele o quanto quizeram.
Pro 01,01-7 para dar aos simples o discernimento, ao adolescente a ciência e a reflexão. Que o sábio escute, ...e o inteligente adquirirá prudência
Pro 08,08s (minhas palavras) São claras para os que as entendem e retas para os que chegou a ciencia
Pro 14,06 O mofador busca a sabedoria, mas em vão; ao homem entendido a ciência é fácil.
Pro 15,15 Para o aflito todos os dias são maus,; para um coração contente, são um perpétuo festim.
Pro 27,05 Os homens maus não compreendem o que é justo; o que buscam o Senhor tudo entendem.
Rm 12,03 não façam de si próprios uma opinião maior do que convém, mas um conceito razoavelmente modesto, de acordo com o grau de fé que Deus lhes distribuiu
Rm 14,01 Acolhei aquele que é fraco na fé, com bondade, sem discutir suas opiniões
Rm 15,01s Nós que somos os fortes, devemos suportar as fraquezas dos que são fracos e não agir ao nosso modo
Sab 06,17-20 verdadeiramente, desde o começo, seu desejo é instruir e desejar instruir-se é amá-la
Sab 12,24 tomando por deuses os mais vis animais, deixando-se enganar como meninos sem razão
Sab 17,11s o medo não é outra coisa que a privação dos socorros trazidos pela reflexão
Sl 119,018 Abri meus olhos, para que veja as maravilhas de vossa lei
Sl 119,097-104 Quão saborosas são para mim vossas palavras! São mais doces que o mel na minha boca.
Tb 01,01-4 Embora fosse ele o mais jovem da tribo de Neftali, seu proceder nada tinha de pueril
Tg 01,02-6.12 Mas é preciso que a paciencia efetue a sua obra,a fim de serdes perfeitos e íntegros

Nenhum comentário:

Postar um comentário