quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Homem

Cap HOMEM: A natureza humana é má.

Ez33,31   Tu és para ele como um cantor romântico, dotado de bela voz...escutam, porém não o põem em prática.

Is59,1-15   Seus pés correm para o mal / o caminho da paz lhes é desconhecido / Vamos como cegos apalpando o muro.

Pro1,10-18   se pecadores quiserem te seduzir, não consintas; ...porque seus passos se dirigem para o mal.

Pro4,10-19   tanto mais que a maldade é o pão que comem (os impios) e a violência, o vinho que bebem.

Tg3,13-16   Esta não é a sabedoria que vem do alto, mas uma sabedoria terrena, humana, diabólica.
______________________________________________________________________


Cap HOMEM: O Homem

2Tm3,1-9.13   Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes, ingratos, malvados, desalmados.

Cl1,21   Há bem pouco tempo, sendo vós alheios a Deus e inimigos, pelos vossos pensamentos e obras más.

Cl3,5-9   Mortificai os vossos membros no que tem de terreno... Dessas coisas provém a ira de Deus sobre os descrentes.

Dt4,5-8   Observai-as, praticais-as, porque isto os tornará sábios e inteligentes.

Dt9,4-7   Não é pela tua justiça nem pela retidão do teu coração que entrarás na posse de suas terras.

Dt28,47s   Viste que não servistes Javé, com alegria e bom coração, na abundancia, servirás na fome.

Dt31,26s   porque conheço teu espírito de revolta e sei que tens a cerviz dura.

Ecle2,1-11   o que é bom para os filhos dos homens fazerem durante toda a sua vida...tudo o que meus olhos desejaram, não lhes recusei;

Ecle7,29   Deus criou o homem reto, mas é ele quem procura os extravios.

Ecle9,11s   a corrida não é para os ágeis, nem a batalha para os bravos,...todos estão a merce das circunstancia.

Eclo18,7-14   Ele (Deus) vê o quanto é má a presunção do seu coração e reconhece que o fim dele é lamentável;

Gl5,19-21  as obras da carne são: fornicação,idolatria,superstição,brigas, ciúmes, ódio, discórdias, bebedeiras.

Gn4,6-8  Caim disse então a Abel, seu irmão: Vamos ao campo.

Gn6,5-8  Javé via que a maldade do homem era grande na terra.

Is29,9s.13s  Esse povo vem a mim apenas com palavras e me honra só com os lábios, enquanto seu coração está longe de mim.

Jo2,23-25  Mas Jesus mesmo não se fiava neles, porque os conhecia a todos...pois ele bem sabia o que havia no homem.

Jo3,19-21  a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más.

Jr10,23s   Castigai-nos Senhor, mas com equidade, e não com furor, para que não sejamos reduzidos a nada.

Jr17,5-9   maldito o homem que confia em outro homem e cujo coração vive distante de Javé.

Mq7,1-6   Desapareceram os homens piedosos da terra, não há quem seja íntegro.

Mt12,33-37   maus como sois, como podeis dizer coisas coisas boas? A boca fala do que transborda do coração.

Rm1,18-32   São repletos de toda espécie de malícia, maldade, inveja, engano, inimigos de Deus, insensatos e desleais.

Sl14   Corromperam-se os homens, sua conduta é abominável, não há um só que faça o bem (=Sl53).

Sl52   Por que te glorias de tua malícia, ó infame prepotente?...Tu preferes o mal ao bem, a mentira a lealdade.

Sl53,2-5   Corromperam-se os homens, seu proceder é abominável, não há um só que pratique o bem.(=Sl14).

Sl78,32-39.56s   Seus corações não falavam com franqueza, não eram fiéis a sua aliança.

2Mc9,7-10.26-28   Todavia em nada desistiu da sua arrogância, pelo contrário, sempre cheio de soberba.

Dt8,17   Não digas no teu coração: a minha força e o vigor do meu braço adquiriram todos estes bens.

Dt30,15-20   ponho diante de ti a vida com o bem e a morte com o mal / ponho diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição.

Dt32,5s.11-20   Pecaram contra ele, já não são seus filhos mas raça degenerada, geração perversa, depravada.

Ecle3,16-21   a respeito dos homens: Deus quer prová-los e mostrar-lhes que, quanto a eles, são semelhantes aos brutos.

Ecle9,7-10   Desfruta da vida com a mulher que amas. Tudo que tua mão encontra para fazer, faça.

Ef2,1-3   Éramos como os outros, por natureza, verdadeiros objetos da ira (divina).

Jó36,17-21   Guarda-te de declinar para a iniquidade e de preferir a injustiça ao sofrimento.

Jr5,1-5  olhai, perguntai; procurai nas praças, vede se nelas encontrais um homem, um só homem que pratique a justiça e que seja leal;

Jr9,1-8  Habitam no seio da falsidade; por má fé recusam a conhecer-me.

Lc18,9-14   parábola do fariseu e do publicano.

Mq6,6-15   que pratiques a justiça, que ames a bondade, e que andes com humildade diante do teu Deus.

Mt27,11-26   Mas o príncipe dos sacerdotes e os anciãos persuadiram o povo que pedisse a libertaçào de Barrabás.

Os14,1.9   Que o homem inteligente reflita nelas, porque os caminhos de Javé são retos. Os justos andam por eles, mas os pecadores neles tropeçam.

Sl50,16-22   Por que recitas os meus mandamentos e tens na boca as palavras da minha aliança? Tu que aborreces meus ensinamentos e rejeitas minhas palavras.

Sl62,4s.10s   Os homens não passam de um sopro e de uma mentira os filhos dos homens.

Sl81,12-14   No entanto, meu povo não ouviu a minha voz. Por isso, os abandonei a dureza de seus corações. Deixei-os que seguissem seus caprichos.

Sl90,10    70 anos é o total de nossa vida, os mais fortes chegam aos 80. A maior parte deles, sofrimento e vaidade, porque o tempo passa depressa e desaparecemos.

Sl94,3-11.23   Tratai de compreender, ó gente estulta...Javé conhece os pensamentos dos homens e sabe que são vãos.

Sl95,8-11   É um povo de coração desviado, que não conhece os meus desígnios.

Sl120,6s   Só quero paz, mas quando dela lhes falo, eles se dispõem para a guerra.
_______________________________________________________________________



Cap HOMEM:  Como o homem imagina Deus?

Eclo15,11s   É por causa de Deus que ela (sabedoria) me falta...Foi ele (Deus) que me transviou.

Ex24,15-18   Aos olhos dos israelitas a glória de Javé tinha o aspecto de um fogo consumidor.


Ez8,12    Vê o (mal) que fazem os anciãos de Israel, pensando que Javé não os vê e que ele abandonou a terra?

Is9,1   Não é a mão de Javé que é incapaz de salvar, nem seu ouvido demasiado surdo para ouvir.

26,14   e se apenas percebemos um fraco eco dessas obras, quem compreenderá o trovão do seu poder?

Sl22,8   Todos que me veem, zombam de mim. Dizem: Esperou em Javé; pois que ele o livre, que o salve, se o ama.
_______________________________________________________________________


Cap HOMEM: Os poderosos.

Is3,12-15   O meu povo é oprimido por tiranos caprichosos e cobradores de impostos o dominam.

Lc3,12-14   Não exijais mais (impostos) do que vos foi ordenado... Não pratiqueis a violencia nem defraudeis a ninguém.

Mq7,2s   Desapareceram os homens piedosos da terra, não há quem seja íntegro.

Mt20,25s   Sabeis que os chefes das nações as subjugam e que os grandes a governam com autoridade.

Sab6,1-10.21   Prestai ouvidos vós que reinais sobre as nações. Porque é do Senhor que recebestes o poder.

Sl4,3   Ó poderosos, até quando tereis o coração endurecido, no amor das vaidades e na busca da mentira?

Sl82   Até quando julgareis iniquamente, favorecendo as causas dos ímpios?

Sl94,20s   Acaso poderá aliar-se a vós (Javé) um tribunal iníquo que pratica vexames sob a aparência de lei?
_______________________________________________________________________


Cap HOMEM: O dinheiro.

1Tm6,10   Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro.

2Cor8,1-15   Sou testemunha que, segundo as suas forças, e até além desssas forças, contribuiram espontaneamente.

2Cor9,6-15   Convém lembrar: aquele que semeia pouco, pouco ceifará.Quem semeia em profusão, em profusão ceifará.

Dt26,12   Segundo discurso de Moisés - Código Deuteronômico - leis dízimos para os levitas.

Ecle2,4-8   Amontoei prata e ouro, riquezas de reis e de províncias.

Eclo4,36   que tua mão não seja aberta para receber e fechada para dar.

Eclo27,1-4   Quem procura enriquecer, afasta os olhos de Deus.

Gl6,6   Aquele que recebe a catequese da palavra, reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.

Is55,2   Por que despender vosso dinheiro naquilo que não alimenta.

31,24s   Nunca pus no ouro minha segurança... Nunca me rejubilei por ser grande a minha riqueza.

Lc12,32-34  Vendei o que possuis e daí esmolas; ... Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.

Pro14,20.24s.31   O opressor do pobre ultraja seu criador, mas honra-o o que se compadece do indigente.

Pro29,7.13   O justo conhece a causa dos pobres, o ímpio a ignora.

Sl37,25s   Fui jovem e já sou velho, mas jamais vi o justo abandonado, nem seus filhos a mendigar pão.

Sl49   Eles se confiam de seus bens e se vangloriam das grandes riquezas.

Sl62,11   crescendo vossas riquezas, não prendais nela vossos corações.

Sl119,14   Na observância de vossas ordens eu me alegro, muito mais do que todas as riquezas.

Sl119,72   Mais vale para mim a lei de vossa boca que montes de ouro e prata.

Tb4,7-12    Dá esmolas dos teus bens. Sê misericordioso segundo as suas posses.
_______________________________________________________________________


Cap HOMEM: A Família.

Mt24,45-51  Quem é o servo fiel e prudente que o Senhor constituiu sobre os de sua família (Lc12,42).

Pro6,20-23  o preceito é uma tocha, o ensinamento uma luz, a correção e a disciplina são o caminho da vida.

Pro13,1.24   Quem poupa a vara odeia o seu filho; quem ama o filho, castiga-o na hora precisa.

Pro22,6.15  A loucura apega-se ao coração da criança; a vara da disciplina afasta-la-a dela.

Pro29,3.15.17.21  Vara e correção dão a sabedoria, menino abandonado a sua vontade, se torna a vergonha da mãe.

Tb4   Conselhos de Tobit a Tobias.

Eclo25,17-36   a malícia da mulher.

Gn3,12s.16   A mulher que puseste ao meu lado apresentou-me deste fruto e eu comi.

Gn19,23-26   A mulher de Lot tendo olhado para trás, transformou-se numa coluna de sal.

Mq7,5.7   Não confieis em colega, não conteis com amigos, nem mesmo com aquela que dorme contigo.

1Cor7,1-5  Seria bom ao homem não tocar mulher alguma. Cada (homem) tenha sua mulher e cada mulher seu marido.

Tb6,14-17   sobre quem o demônio tem poder? sobre os que se casam banindo Deus de seu coração.

Ecle3,9-13.22   nada é melhor para o homem que alegrar-se e procurar o bem-estar durante sua vida; e que comer, beber e gozar o fruto de seu trabalho é um dom de Deus.

Ecle4,4-6   Vi que todo o trabalho, toda a habilidade numa obra não passa de emulação de um homem, diante de seu próximo.

Pro10,22  É a benção de Javé que enriquece. O labor nada acrescenta a ela.

Sl127,1s   Inútil levantar antes da aurora e atrasar vosso descanso para comer um pão de um duro trabalho.

Pro5,12-14  Por que não ouvi a voz de meus mestres, nem dei ouvido aos meus educadores?

Pro5,22s   o homem ... perecerá por falta de correção e se desviará pelo excesso de sua loucura.

Eclo6,1-17   De amigo não se tornes inimigo de teu próximo / Dá-te bem com muitos, mas escolhe para conselheiro um entre mil.

Jo7,1-5   Já que fazes estas obras, revela-te ao mundo. Com efeito, nem mesmo os seus irmãos (de Jesus) acreditavam nele.
_______________________________________________________________________



Cap HOMEM: A Língua.

Eclo37,20s  Uma palavra má transtorna o coração; dela vem: o bem e o mal, a vida e a morte.

Eclo51,30   O Senhor deu-me como recompensa uma língua, e dela me servirei para louvá-lo.

Eclo52,30.33  O Senhor deu-me como recompensa uma língua; e dela me servirei para louvá-lo.

Ef4,29   Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só aque for útil para a edificação.

Is50,4   Javé Deus, deu-me a língua de um discípulo para que eu saiba confortar pela palavra o abatido.

Mq7,5.7   Não confieis em colega, não conteis com amigos, nem mesmo com aquela que dorme contigo. Guarda-te de abrir a boca!

Sab1,8-12  Acautelai-vos, pois, de queixar-vos inutilmente, evitai que vossa língua se entregue a critica.

Sl15,3a   aquele cuja língua não calunia.

Sl52,3-6   Continuamente maquinas a perdição; tua língua á afiada navalha, tecedora de enganos.

Sl119,169-172   Cante minha língua as vossas palavras, pois justos são os vossos mandamentos.

Tg3,1-12   Se alguém não cair por palavra, este é um homem perfeito, capaz de refrear todo o seu corpo.
_______________________________________________________________________


Cap HOMEM: Destino e Predestinação.

Ecle3,1-8   Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus:

Ecle9,11s   a corrida não é para os ágeis, nem a batalha para os bravos,...todos estão a mercê das circunstancias.

Sl16,5s   Javé, vós sois a minha parte de herança e meu cálice; vós tendes nas mãos o meu destino.

1Jo3,1s   Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato.

1Pd2,18-21   Ora, é para isto que fostes chamados.Também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo para que sigais os seus passos.

2Pd1,3-11   O poder divino deu-nos tudo o que contribui para a vida e a piedade, fazendo-nos conhecer aquele que nos chamou por sua glória e sua virtude.

2Tm2,10   Pelo que tudo suporto por amor dos escolhidos, para que eles também consigam a salvação em Jesus Cristo.

Ef1,3-14   nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos.

Rm11,22   bondade para contigo, suposto que permaneças fiel a essa bondade; do contrário, também tu serás cortada.

Tt2,11-14   a fim de nos resgatar de toda a iniquidade, nos purificar e nos constituir seu povo de predileção, zeloso na prática do bem.
_______________________________________________________________________



Cap HOMEM:  O Perdão (Reconciliação).

Cl1,19-23  por seu(Jesus) intermédio reconciliar consigo todas as criaturas, que por intermédio daquele que, ao preço do próprio sangue na cruz.

Dn3,29-43  Pecamos, erramos afastando-nos de vós; em tudo agimos mal....Não nos retireis a vossa misericórdia em consideração a Abraão, vosso amigo.

Dt4,29s   Quando os males caírem sobre ti, em tal tribulação voltar-se-á para Javé e ouvirás a sua voz.

Gn4,6s   Se praticares o bem, sem dúvida alguma poderás reabilitar-te.

Is43,22-25  Mas me atormentastes com teus pecados. Sempre sou eu quem deve apagar tuas faltas.

22,21-30   Reconcilia-se com Deus e faz as pazes com ele.

42,2-6   Meus ouvidos tinham escutado falar de ti, mas agora meus olhos te viram.

Lc15,11-24   parábola do filho pródigo.

Lc17,3s   Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe.

Rm2,4   Ou desprezas as riquezas da sua bondade, tolerância, longanimidade, desconhecendo que a bondade de Deus te convida ao arrependimento.

Sl51  Eu reconheço a minha iniquidade; diante de mim está sempre o meu pecado.

Sl65,2-6   Todo homem recorre a vós, por causa de seus pecados. Feliz aquele que vós (Deus) escolheis.

Sl85    iniquidade de vosso povo perdoastes, foram por vós cobertos seus pecados.

Sl116,1-4   Amo Javé porque ele ouviu a voz da minha súplica, porque inclinou para mim os seus ouvidos no dia em que o invoquei.
___________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário