quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Deus

Cap DEUS: Como é Deus?

Ap1,8   Eu sou o Alfa e o Omega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que vem, o Dominador.

Dt9,4-7   Não é pela tua justiça nem pela retidão do teu coração que entrarás na posse de suas terras.

Dt30,11-16   O mandamento que te dou não está acima de suas forças, nem fora do seu alcance...Mas esta palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração.

Dt30,19s   ponho diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição.

Ecle2,25   Aquele que lhe é agradável, Deus dá sabedoria, ciencia e alegria; mas ao pecador ele dá a tarefa de ...

Ecle3,1-15   todas as coisas que Deus fez são boas a seu tempo, e subsistirá sempre.

Ecle12,13   Teme a Deus e observa seus preceitos, é este o dever de todo homem. Deus fará prestar contas de tudo...

1Jo3,18s   não nos amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade.

1Sm15,22s   A obediência é melhor que o sacrifício. A desobediência é como o pecado da idolatria.

Eclo6,37   Concentra teu pensamento nos preceitos de Deus, sê assíduo à meditação de seus mandamentos.

Eclo15,11-22   A vida e a morte, o bem e o mal, estão diante do homem, o que ele escolher isto lhe será dado.

Eclo18,1-14   É por isso que o Senhor é paciente com os homens, e espalha sobre eles sua misericórdia.

Eclo23,37s   reconhecerão que nada é melhor do que o temor a Deus, e nada mais suave que guardar os seus preceitos.

Eclo42,15-26   Todas as coisas existem duas a duas, uma oposta a outra; Deus nada fez que seja defeituoso.

Ef2,4-10   Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos.

Ez36,24-28    Dentro de vós meterei meu espírito, fazendo com que obedeçais as minhas leis.

Gn8,21s    Doravante, não mais amaldiçoarei a terra por causa do homem.

Is30,18-21   É por isso que Javé está desejoso de vos perdoar. Aquele que te instrui não se esconderá mais.

Is40,12-31   De quem (Deus) recebeu conselho para julgar bem, para que se lhe indique o caminho da justiça...e se lhe mostre a via mais prudente ?

Is41,8-10.13   nada temas porque estou contigo, não lance olhares desesperados,pois eu sou teu Deus; eu te fortaleço e venho em teu socorro, eu te amparo.

Is43,25   Sempre sou eu quem deve apagar tuas faltas, e não mais me lembrar de teus pecados.

Jo3,16s   para que todo que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna / para que o mundo seja salvo por ele.

Jo9,31   Deus não ouve a pecadores, mas atende a quem lhe presta culto e faz sua vontade.

8,3s   Por ventura Deus fará curvar o reto e subverterá a justiça ?

12,7-16   Em Deus residem sabedoria e poder ele possui o conselho e a inteligência.

12,16   Nele (Deus) há força e prudencia; ele conhece o que engana e o enganado.

Jr24,6s   Dar-lhe-ei um coração capaz de conhecer-me e de saber que sou eu o Senhor.

Jr33,2s   invoca-me e te responderei, revelando-te grandes coisas que ignoras.

Lv19,17s   Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Mt19,25s   Quem poderá então salvar-se? Jesus disse: Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível.

Nm6,22-27   Bênção litúrgica:"Javé te abençoe e te guarde! Javé te mostre sua face e conceda-te sua graça! Javé volva o seu rosto para ti e te dê a paz!"

Os6,6   porque eu quero o amor mais que os sacrifícios e o conhecimento de Deus mais que os holocaustos.

Pro3,11s   Não desprezes a correção de Javé,.. porque Javé castiga aquele que ama e pune o filho a quem muito estima.

Rm1,19-21   Desde a criação do mundo, as perfeições invisiveis de Deus, se tornam visiveis, por suas obras.

Rm2,13   Porque diante de Deus não são justos os que ouvem a lei, mas serão tidos por justos os que a praticam.

Sab1,13-15   Deus não é o autor da morte, a perdição dos vivos não lhe dá alegria alguma.

Sab9,13-18   E quem conhece vossas intenções, se vós não lhe dais a sabedoria.

Sab12,9s   mas castigando pouco a pouco, daveis tempo para o arrependimento não ignorando que sua raça era maldita.

Sl16   Guardai-me, ó Deus, porque é em vós que procuro refúgio. Bendigo Javé, porque me deu conselho.

Sl18,2-4   Javé é meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador. Meu refúgio, escudo minha salvação.

Sl19,2-7   Narram os céus a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos.

Sl23   Javé é meu pastor nada me faltará.

Sl25,8-15   Javé se torna íntimo dos que o temem e lhes manifesta a sua aliança.

Sl62   Só ele (Deus) é meu rochedo, minha salvação, minha fortaleza: jamais vacilarei.

Sl63,2-9   Porque vós sois meu apoio, exulto de alegria, a sombra de vossas asas.

Sl73,21-23   Quando eu me exasperava e me atormentava o coração... vós me tomastes pela mão.

Sl91   Tu, que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras a sombra do Onipotente, dize a Javé: Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus.

Sl96   Cantai a Javé e bendizei o seu nome. Anunciai cada dia a salvação que ele nos trouxe.

Sl103   Javé é bom e misericordioso, lento para a cólera e cheio de clemência.

Sl104   A criação - Vós lhes dais e eles o recolhem; abris a mão e se fartam de bens. Se lhes retirais o sopro, espiram.

Sl121   Javé te resguardará de todo mal; Javé guardará os teus passos, agora e para todo o sempre.

Sl126    Sim, Javé fez por nós grandes coisas. Ficamos exultantes de alegria! Mudai Javé, a nossa sorte.

Sl127,1   Se Javé não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem.

Sl139  Javé, vós me perscrutais e me conheceis...De longe, penetrais meus pensamentos.

Sl145   Javé é justo em seu caminho e santo em tudo o que faz. Se aproxima dos que o invocam com sinceridade.

Tg1,13   Ninguém quando for tentado, diga: "É Deus quem me tenta". Deus é inacessível ao mal e não tenta ninguém.

Tg4,4-6   Todo aquele que quer ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

1Sm16,7   O que o homem vê não importa: o homem vê a face mas Javé olha o coração.

2Sm24,12-14   As 3 opções que o Senhor deu a Davi: fome, perseguição ou peste.

Am8,11s   não uma fome de pão, nem uma sede de água, mas de ouvir a palavra de Javé.

Dn3,26s.42-45   Vós sois justo em todo o vosso proceder; vossas obras são justas, vossos caminhos são retos.

Dt7,6-10   Javé, teu Deus, é verdadeiramente Deus, um Deus fiel, que guarda sua aliança e a sua misericórdia.

Dt11,26-28   Vede: proponho-vos hoje benção e maldição.

Dt31,6   Nada vos atemorize porque é Javé, vosso Deus que marcha a vossa frente, ele não vos deixará.

Dt32,39   somente eu sou Deus. E não há outro além de mim.

Ecle8,8   o homem não é senhor de seu sopro de vida, nem é capaz de conservá-lo.

Eclo43,29-37   O Senhor fez todas as coisas: ele dá sabedoria aqueles que vivem com piedade.

Ef6,13-17   a armadura do cristão.

Ex3,19s   Mas estenderei a mão e ferirei o Egito com toda sorte de prodígios que farei no meio deles.

Ex19   Aliança no Sinai.

Ex20   Aliança no Sinai (os dez mandamentos).

Ex20,3   1o.- Não terás outros deuses diante da minha face.

Ex20,7   3o.- Não pronunciará o nome de Javé, teu Deus, em prova de falsidade e a favor do erro.

Ex23,20-33   Bençãos  /   mas se fizeres tudo o que eu te disser, serei o inimigo dos teus inimigos.

Ex24,12-18   Ficarás ali para que eu te dê as tábuas de pedra, a lei e as ordenações que escrevi pra sua instrução.

Ex33,19b   Dou a minha graça a quem quero e uso de misericórdia com quem me apraz.

Ex34,06s   Javé, Deus compassivo e misericordioso, lento para a cólera, rico em bondade e fidelidade.

Ez18,1-4.19-29   a responsabilidade do justo e do ímpio (uvas verdes).

Ez34,11-16   Sou eu que apascentarei minhas ovelhas, sou eu que as farei repousar.

Ez36,21-23   não é por vós que faço isto, Israel, mas por honra do meu santo nome que profanastes entre os pagãos.

Fl2,13   porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar.

Fl2,13   porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar.

Gn21,1-3   Sara concebeu e apesar de sua velhice, deu a luz um filho a Abraão.

Hb4,12s   Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante que uma espada de dois gumes.

Is6,1-3   Santo, santo, santo é Javé dos Exércitos! A terra inteira proclama sua glória.

Is65,1s   Mantive-me a disposição / ofereci-me / estendia constantemente as mãos a uma nação indócil e rebelde, que seguia o mau caminho.

5,9-27   Bem aventurado o homem a quem Deus corrige! Não despreze a lição do Todo Poderoso.

22,29   Pois Deus abaixa o altivo e o orgulhoso mas socorre aquele que abaixa os olhos.

22,30   Deus salva o inocente, o qual é libertado pela pureza de suas mãos.

Jr33,2s.6-9   Vou pensar-lhes as feridas e curá-las e proporcionar-lhes felicidade e segurança.

Lc15,22-24.31s   Este meu filho estava morto e reviveu; tinha se perdido e foi achado.

Lm3,24-33   Javé é bom para quem nele confia, para quem o procura. Não lhe agrada humilhar e afligir o homem.

Mt5,48   Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.

Mt6,14s   Se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste vos perdoará.

Nm14,18-20.28   Javé é lento para a cólera e rico em bondade, perdoa o pecado mas não tem por inocente o culpado.

Os11,1-9   Meu povo é inclinado a separar-se de mim, convidam-no a subir para o Altíssimo, mas ninguém procura elevar-se.

Sl18,25-37   Javé me tratou, segundo minha inocência, retribuiu-me segundo a pureza de minhas mãos.

Sl67   bênçãos.

Sl94   Javé conhece o pensamento do homem e sabe que são vãos.

Sl94,11-19   Quando penso: "Vacilaram-me os pés", sustenta-me Javé, a vossa graça.

Sl144,9-15   Bençãos. Feliz o povo agraciado com tais bens; feliz o povo cujo Deus é Javé !
Não deixe de ler:

Ex20,1-17   Os dez mandamentos (= Dt5)  / Compare-os aos que você conhece, e veja as diferenças.

At17,22-31   Discurso de Paulo em Atenas – Sobre o monoteísmo.

Dt4    Primeiro discurso de Moisés - Exortações à obediência.
_______________________________________________________________________




Cap DEUS: Deus existe?

Br4,27-29   Quisestes apartar-vos de Deus; ponde agora 10 vezes mais zelo em procurá-lo.

Ecle11,5   Do mesmo modo que não sabes o caminho do sopro da vida,...assim também ignoras as obras de Deus que faz todas as coisas.

Eclo10,14s   O início do orgulho num homem é renegar a Deus, pois seu coração se afasta daquele que o criou.

Hb11,6   Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que creia primeiro que ele existe e recompensa os que o procuram.

Hb12,14   Procurai a paz e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor.

Is45,9-12.18   Ai daquele que discute com quem o formou. Acaso dia a argila ao oleiro:"Que fazes?

8,11-19   Pode o papiro crescer fora do brejo, o junco sem água? assim acabam todos os que esquecem Deus.

21,14s   Afasta-te de nós não queremos conhecer os teus caminhos; quem é o Todo Poderoso para que o sirvamos?

Jr5,11s   Renegaram o Senhor e exclamaram: Não há Deus! Nenhum mal nos advirá, não veremos a espada e a fome.

Rm1,19-22  Desde a criação do mundo, as perfeições invisiveis de Deus, se tornam visiveis, por suas obras.

Rm8,5-8   Porque o desejo da carne é hostil a Deus, pois a carne não se submete a lei de Deus e nem o pode.

Sab2,1-22   Condenemo-lo a uma morte infame, porque conforme ele, Deus deve intervir. Veja resposta em Sab5,4-13.

Sab13,1.5   pois é a partir da grandeza e da beleza das criaturas que, por analogia, se conhece seu autor.

Sl10,4    Em sua arrogância o impio diz: "Não há castigo, Deus não existe". É tudo só o que ele pensa.

Sl14,1    Diz o insensato em seu coração: "Não há Deus".

Sl58,12   Sim, há recompensa para o justo; sim, há um Deus para julgar a terra.

Sl93,2   ... e vós? Vós desde sempre existis.

Sl115,2s  "Onde está o Deus deles?" Nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe apraz.
______________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário